A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DO COLO UTERINO NA GRAVIDEZ!


A avaliação do colo uterino pelo ultrassom é muito importante na gravidez, pois através desta avaliação é possível predizer o risco de parto prematuro, que é todo parto que ocorre antes das 37 semanas de gestação.

Mas por que realizar a ultrassonografia ao invés do exame do toque?

Porque o exame do toque pode acabar subestimando a medida do colo em 80% dos casos e porque a dilatação do colo começa do orifício interno para o orifício externo ("de dentro pra fora"), com isso, o exame pelo toque pode levar a crer que o colo está preservado, quando na verdade ele já pode estar dilatando através do orifício interno. Mas veja bem, o exame ultrassonográfico não exclui a necessidade de avaliação pelo toque quando você estiver na maternidade e ou com gestação a termo.

A melhor maneira de avaliar o colo uterino pela ultrassonografia é através do exame via endovaginal (transvaginal). Muitas pacientes perguntam se o exame transvaginal traz risco para a gestação. Não! Realizado da maneira adequada não traz nenhum risco. Também não aumenta o risco de inflamação das membranas fetais (corioamnionite), não aumenta o risco de ruptura prematura de membranas, nem aumenta o risco de sangramentos.

A avaliação do colo uterino é realizada com a paciente em posição ginecológica, devem ser realizadas três medidas e ser usada a menor medida. A bexiga da gestante deve estar vazia, o colo é medido em linha reta e é considerado normal quando mede mais que 2,5 cm. Esta avaliação é realizada, geralmente, no exame morfológico do 2º trimestre. Mas, nas pacientes de alto risco, mede-se também no morfológico do 1º trimestre.

Existem ainda outros fatores de risco para parto prematuro que são avaliados durante o exame ultrassonográfico do colo do útero: o afunilamento do colo uterino e ou a presença de um conteúdo ecogênico móvel próximo ao orifício interno do colo. Esses dois fatores, mesmo com colo apresentando medida normal, também estão relacionados a trabalho de parto prematuro.

Portanto, futura mamãe, quando o seu médico solicitar o exame com a medida do colo uterino, não se assuste, pois é uma avaliação essencial para evitar um possível parto pré maturo!

7 visualizações