Coronavírus: o que você precisa saber!

Atualizado: Mar 22

Com os inúmeros casos de coronavírus, chegou o momento de redobrar os cuidados e entender mais sobre como se prevenir e as principais recomendações. Para saber mais, continue lendo.

1) Mas, o que é o Coronavírus (COVID-19)?

O coronavírus faz parte de uma família de vírus que causam infecções respiratórias e provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

2) Como ocorre a transmissão?

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através da contaminação por gotículas respiratórias. Qualquer pessoa que tiver contato com outra que apresenta os sintomas corre risco de contrair a infecção.

3) Quais são os principais sintomas?

O vírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas, podendo envolver sintomas como: coriza, tosse, dor de garganta e febre, até sintomas mais graves como dificuldades em respirar e falta de ar.

4) Como agir caso tenha suspeita de coronavírus?

É preciso considerar e diferenciar cada caso!

Os casos mais graves devem ser encaminhados a um Hospital de Referência Estadual para isolamento e tratamento.

Os casos suspeitos leves podem não necessitar de hospitalização, sendo acompanhados pela Atenção Primária e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Acesse aqui a lista de hospitais que prestam atendimento e as Unidades Básicas de Saúde que atendem em seu município.

5) Quem está no grupo de risco?

Idosos, diabéticos, doentes cardíacos, hipertensos e pessoas com problemas respiratórios crônicos, pessoas imunodeprimidas.

6) Existe algum tratamento específico?

Não existe tratamento específico para a infecção do coronavírus humano. Porém, são indicados: repouso, consumo de bastante água, além do uso de medicamentos para dor e febre e o uso de umidificador para aliviar a tosse e dor de garganta.

São necessários mais estudos, mas por enquanto recomenda-se evitar medicações como ibuprofeno, captopril e enalapril.

7) O que você precisa saber para se prevenir?


  • Lave suas mãos frequentemente

É importante lavar regularmente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel para eliminar o vírus que pode estar nas suas mãos.


  • Mantenha distância social e evite ambientes aglomerados

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e pessoas que estiverem espirrando ou tossindo, pois a transmissão se dá pelo contato com gotículas respiratórias de pessoas que estiverem com a doença.


  • Evite tocar os olhos, nariz e boca

Nossas mãos tocam várias superfícies que podem conter o vírus e, se contaminadas, podem transferir a doença para outras partes do corpo, aumentando as chances de infecção.


  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir

Certifique-se de sempre cobrir a boca e o nariz com o cotovelo, ou lenço de papel, quando tossir ou espirrar e lembre-se de descartar o papel utilizado imediatamente. Ter uma boa higiene respiratória protege você e as pessoas ao seu redor.


  • Mantenha-se informado e siga as recomendações necessárias

Mantenha-se informado sobre os últimos acontecimentos sobre o COVID-19 e siga as principais dicas e recomendações de prevenção.


DRA. LIGIA ADAMI

MÉDICA

CRM-CE 14674

Rua Clovis Alexandrino , 1977. Limoeiro do Norte/CE

(88) 99463-4325 (88) 99980-2166 (88) 99869-8507


11 visualizações