Março Lilás Março de Prevenção

Atualizado: Mar 22



A Campanha Março Lilás tem com objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino.

O exame de prevenção (também conhecido como Papanicolau ou colpocitologia oncológica), faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Se diagnosticados precocemente são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica de exames.

Cerca de 90% dos casos de câncer de colo do útero podem ser atribuídos a alguns dos vários tipos de HPV. Os subtipos 16 e 18 são os mais comumente detectados e responsáveis por 70% dos casos de câncer.

As principais estratégias de prevenção do câncer de colo do útero são:

1- o uso de preservativos nas relações sexuais

2- a realização periódica do exame de prevenção (Papanicolau)

3- a vacinação.


É importante lembrar:

👇🏻

O ultrassom transvaginal NÃO é a mesma coisa que o exame de prevenção e um não é melhor que o outro. Portanto, o transvaginal NÃO previne o câncer de colo do útero!

Estes dois exames têm indicações diferentes, se complementam entre si, mas APENAS o PAPANICOLAU previne o câncer de colo do útero, pois pode detectar a doença no início, aumentando as suas chances de cura.


REALIZE O SEU EXAME DE PREVENÇÃO!

.

.

.

.

.

#marçolilás #cancerdocolodoutero #prevencao #papanicolau #hpv #limoeirodonorte

@draligiaadami @clinicarocha


4 visualizações