O uso de máscaras de pano!

Na situação em que estamos vivendo, diante da pandemia COVID-19, muitas pessoas tem mandado confeccionar máscaras de pano, para utilizarem como medida de prevenção contra a doença. O uso das máscaras de pano é valido como forma de prevenção ao coronavírus e também para evitar que máscaras de uso hospitalar faltem para os profissionais de saúde.

Mas é importante lembrar que o uso da máscara (seja ela de pano ou não), só é efetivo se for associado com as outras medidas de prevenção, como:

  • lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

  • higienizar as mãos com álcool em gel ou álcool 70% líquido;

  • ficar em casa e sair apenas se for realmente necessário;

  • evitar aglomerações;

  • manter distância mínima de 1 metro entre as pessoas;

  • cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, com o cotovelo dobrado ou com um lenço (e descartar esse lenço logo em seguida).

Para as pessoas que mandaram ou para as que desejam mandar confeccionar máscaras de pano, seguem algumas dicas:

  1. o tecido mais recomendado é o tricoline, que é muito resistente, é leve e permite que a pessoa respire sem se sufocar;

  2. o tecido deve ser cortado de acordo com o modelo de máscara de proteção desejada, desde que cubra a boca e o nariz;

  3. a máscara deve ter duas camadas de tecido, para aumentar a proteção;

  4. antes de utilizar a máscara de pano pela primeira vez, ela deve ser lavada com água e sabão neutro;

  5. a máscara de pano deve ser trocada de 2/2 horas (no máximo de 4/4 horas) ou assim que você perceber que ela está úmida;

  6. caso você saia de casa com a máscara, ela deve ser trocada por outra quando você chegar em casa, e deve ser colocada pra lavar;

  7. essas máscaras devem ser embebidas em água fervida, serem lavadas separadamente das outras roupas e devem ser sempre engomadas, isso ajuda a combater qualquer germe que tenha se fixado nela.


Vamos juntos ficar em casa e seguir as demais recomendações para prevenir a doença. Só assim preservaremos nossas vidas e diminuiremos os impactos causados pela doença no Brasil e no mundo!



Dra. Lígia Adami

Médica

CRM-CE 14674

Rua Clóvis Alexandrino 1977, João XXIII, Limoeiro do Norte - CE

(88)999802166 (88)994634325 (88)998698508

11 visualizações